A realização da fase final da Liga dos Campeões em Lisboa anunciada hoje pela UEFA é muito importante para a promoção e posicionamento de Portugal como destino turístico e país seguro, apto a acolher eventos, refere a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal em comunicado.
A organização considera que, para além do impacto na promoção da imagem e promoção de Portugal e Lisboa, também tem um impacto económico relevante. Nada que se compare com a ocupação de quase 100% conseguida em 2014 quando a capital portuguesa recebeu a Final da Liga dos Campeões mas o presidente da AHP, Raúl Martins, considera que “é um bom tiro de partida para o Turismo e para a retoma da hotelaria nas cidades”.
Nem todos os hotéis vão beneficiar do evento, já que será uma competição sem público, mas o fato de decorrer durante 15 dias em agosto, é uma boa oportunidade, defende Raúl Martins. “A hotelaria de Lisboa vai atravessar durante o Verão, pelo menos, seríssimas dificuldades já que o (nosso)mercado é internacional e conta muito com o corporate e nem um nem outro dão sinais de retoma breve. Este balão de oxigénio em agosto é um sinal de abertura e de estímulo para a economia da região”.
Há seis anos, no fim de semana da final da Champions e segundo um inquérito realizado pela AHP, a taxa de ocupação em Lisboa foi de 99% e o preço médio por quarto rondou os 200 euros.