Os sociais-democratas Rui Rio e Paulo Rangel foram dois dos "grandes derrotados da noite" eleitoral, acusou o independente Rui Moreira no discurso da vitória na Câmara do Porto.
"No PSD quero
cumprimentar o candidato Álvaro Almeida e Pedro Duarte. Não posso deixar de
dizer que os grandes derrotados desta noite têm rostos, como o de António Tavares,
Rui Rio e Paulo Rangel”, afirmou Rui Moreira na sede de campanha.
“Não digo isto
por não nos terem apoiado, mas terem utilizado o Porto para território de disputa
de índole nacional. As eleições autárquicas no Porto não são as primárias
secretas do PSD”, prosseguiu.
Para o
autarca, que as projecções das televisões dão como vencedor, com possibilidade de conquistar a Câmara do Porto com maioria absoluta, Álvaro Almeida “foi escolhido para ser abandonado a última hora para, tardiamente,
darem apoio à candidatura de Manuel Pizarro”.
Rui Moreira também deixou duras críticas ao Partido Socialista, que "tentou numa primeira fase condicionar o nosso movimento".
"O apoio que nos oferecia tinha um preço que o nosso movimento independente não quis pagar. Depois tentou, através da participação de membros do Governo, nacionalizar a campanha e esse foi um preço que a cidade não quis pagar", afirmou.
O autarca agradeceu o apoio do CDS e prometeu continuar a ouvir os portuenses nos próximos quatro anos.
"Com a nossa vitória o Porto conquistou uma garantia: os grandes projectos que lançamos vão ser concluídos com contas à moda do Porto", garantiu Rui Moreira, que terminou o seu discurso com uma citação de Francisco Sá Carneiro, histórico social-democrata.