Rúben Amorim e mais um jogador do Sporting estão infetados com Covid-19, apurou a Renascença. Ambos estão assintomáticos e já cumprem período de isolamento obrigatório.
O treinador é mais um elemento afetado pelo surto no clube leonino, que conta com oito jogadores infetados com o novo coronavírus.
Inicialmente, o Sporting tinha três jogadores infetados, um número que tem aumentado à medida que o clube realiza mais testes em todo o grupo. O número de casos positivos levou ao adiamento do jogo amigável contra o Nápoles, no domingo, em Alvalade.
O Sporting arranca a temporada oficial no sábado, a contar para a jornada inaugural da I Liga, contra o Gil Vicente, que tem também 15 elementos infetados: dez jogadores e cinco elementos do clube.
Tal como a Renascença confirmou, a nova bateria de testes no Gil Vicente não revelou qualquer novo caso de infeção e a equipa de Barcelos regressou aos treinos esta quarta-feira.
Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, afirmou, na segunda-feira, que o jogo entre o Sporting e o Gil Vicente deverá acontecer, mas depende da evolução do surto nos dois clubes.
"Os jogadores serão testados para que possam estar disponíveis para a próxima jornada. Se os plantéis estiverem aptos, partirão para jogo. Tudo depende da evolução do quadro epidemiológico, mas testando os jogadores e dando negativo, com certeza que teremos jogo", assegurou o presidente da Liga.
Os jogadores que estão disponíveis no plantel do Sporting rumaram a Lagos, no Algarve, onde a equipa vai realizar um estágio fechado para preparar o jogo contra o Gil Vicente, num sistema de "bolha". Emanuel Ferro, treinador-adjunto na prática, mas técnico principal inscrito na Liga, vai orientar a equipa.
O que prevê o protocolo?
O regulamento da Liga de Clubes e o novo protocolo de retoma das competições não prevê um adiamento das partidas. No caso de existirem casos de Covid-19 serão "sempre aplicadas as leis de jogo, nomeadamente, a Lei 3 das Leis de jogo (n.º mínimo de 7 jogadores, 1 guarda redes e 1 capitão)".
A identificação de um caso de infeção de Covid-19 "não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo das equipas". A determinação de isolamento de contactos, a título individual, é de estrita competência da Autoridade de Saúde territorialmente competente.
Os departamentos médicos dos clubes "devem fazer a vigilância clínica dos contatos do caso positivo, garantindo o acompanhamento clínico e o registo diário da informação, sem prejuízo da atuação da Autoridade de Saúde territorialmente competente".
O Sporting-Gil Vicente está marcado para sábado, às 18h30, no Estádio José Alvalade, com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
[Atualizado às 14h53]