O plano do Governo britânico para um Brexit suave “vai, provavelmente, matar” qualquer acordo comercial futuro com os Estados Unidos, afirma o Presidente norte-americano, Donald Trump.
A citação de uma entrevista ao jornal “The Sun” foi conhecida esta quinta-feira, dia em que Donald Trump iniciou a sua primeira visita oficial ao Reino Unido.
Para o líder norte-americano, o plano da primeira-ministra, Theresa May, “vai definitivamente afetar o comércio com os Estados Unidos, infelizmente, de maneira negativa”.
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson, um dos maiores defensores do Brexit que se demitiu esta semana em rota de colisão com May, “vai dar um grande primeiro-ministro”, referiu Donald Trump.
O Presidente dos EUA chegou esta quinta-feira à tarde ao Londres e jantou com a Theresa May, no Palácio de Blenheim, que já foi a casa de Winston Churchill.
Em cima da mesa estiveram as relações económicas entre os dois blocos.
May elogiou a amizade antiga entre o Reino Unido e o aliado EUA e manifestou o desejo de os dois países trabalharem em conjunto para um futuro melhor.
“Sr. Presidente, Sir Winston Churchill disse um dia que ‘ter os EUA ao nosso lado era a maior alegria. O espírito de cooperação e amizade entre os nossos países, os nossos líderes e povos, tem uma longa e orgulhosa história. Agora, para benefício dos nossos povos, vamos trabalhar em conjunto para construir um futuro mais prospero”, disse a primeira-ministra britânica no discurso divulgado pelo seu gabinete.