As temperaturas mínimas em Portugal vão chegar aos -8 ºC esta semana devido à chegada de uma massa de ar com origem polar, que vão fazer descer os termómetros para valores abaixo do normal para esta época do ano.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na Torre, o ponto de maior altitude da Serra da Estrela, as temperaturas vão chegar esta segunda-feira aos 3 graus negativos, para uma sensação térmica de 7 graus negativos.
Em Bragança, os termómetros marcaram também -3ºC nesta madrugada, enquanto na Guarda e em Vila Real, as mínimas ficaram nos -1ºC.
Para quinta e sexta-feira, o IPMA prevê que as mínimas cheguem mesmo aos 8ºC negativos na Torre, com a sensação térmica a chegar aos 13 graus Celsius negativos.
Em Bragança, as mínimas vão chegar aos -4ºC, enquanto o distrito de Vila Real vai registar mínimas de -3ºC.
As grandes cidades, Lisboa e Porto, não vão ser tão afetadas por esta massa de ar frio, com origem na região da Escandinávia: as mínimas não vão baixar dos 3ºC.
A mais baixa temperatura mínima do ar em Portugal foi registada a 5 de fevereiro de 1954, quando os termómetros bateram os -16ºC, voltando a registar-se esta mínima a 12 de fevereiro de 1956.