Sete arguidos foram condenados esta sexta-feira, pela justiça britânica, a penas até 27 de prisão pela morte de 39 migrantes vietnamitas que foram levados para o país dentro de um contentor.
As condenações mais pesadas foram para Ronan Hughes e Gheorghe Nica, 20 e 27 anos de cadeia, respetivamente, por serem considerados os líderes da rede de tráfico de seres humanos.
Os dois motoristas do camião que transportou o contentor desde o porto belga de Zeebrugge receberam penas entre os 13 e os 18 anos de prisão.
Outros três arguidos foram condenados a penas entre os três e os sete anos por conspiração para facilitar a entrada ilegal de migrantes no Reino Unido.
O caso remonta a outubro de 2019, quando os corpos de 39 pessoas naturais do Vietname foram encontrados dentro de um contentor, numa zona industrial de Londres.
Durante a leitura da sentença, o juiz Nigel Sweeney disse que as vítimas sofreram uma “morte lenta e dolorosa”. Alguns dos migrantes que enviaram mensagens de despedida às famílias por telemóvel.
Ficou provado que o grupo tinha montado um esquema sofisticado de imigração ilegal, que durava há muito tempo e era altamente lucrativo, permitindo arrecadar centenas de milhares de libras.