O Papa Francisco já saiu do hospital.
O Santo Padre teve alta esta sexta-feira de manhã e deixou as instalações do Hospital Gemelli pelas 07h40.
"Estou vivo!", brincou à saída. Num registo mais sério, fez questão de mostrar a sua "profunda tristeza" pelo naufrágio recente na Grécia.
A equipa médica responsável pela recuperação do Papa já tinha confirmado na quinta-feira de manhã que Francisco iria ter alta durante o período da manhã.
“A convalescença corre bem. O Papa poderá viajar. Agora vai ficar mais forte”, disse o cirurgião Alfieri que o operou em declarações aos jornalistas quando se despediu de Francisco à saída do Hospital.
Entretanto, o Santo Padre deslocou-se até à Basílica de Santa Maria Maior, para agradecer a Maria pelo êxito no procedimento cirúrgico.
Depois de ter ido rezar à basílica de Santa Maria maior, o Papa visitou um convento de religiosas ali perto e regressou ao Vaticano há poucos minutos.
Após a visita privada às Irmãs do Instituto Maria Santissima Bambina, retomou a sua agenda. Confirma-se que reza o Angelus no próximo domingo, mas ainda não haverá audiência geral na próxima quarta-feira.
O Papa Francisco estava hospitalizado desde a passada quarta-feira, 7 de junho, dia em que foi sujeito a uma cirurgia a uma hérnia.
[notícia atualizada às 9h20 de 16 de junho de 2023]