A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia, esta segunda-feira, em todo o território a "Operação Floresta Segura" reforçando as acções de patrulhamento, vigilância e fiscalização das zonas florestais no âmbito da prevenção e detecção de incêndios.
Em comunicado, a GNR adianta que as acções de sensibilização junto das populações sobre a problemática dos incêndios florestais arrancam hoje e terminam a 15 de Março e serão levadas a cabo pelo Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e pelo Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS).
Estas acções de sensibilização visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adoptar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal.
Em 2017, segundo a GNR arderam mais de 527 mil hectares de mato e floresta, mais 367 mil hectares do que em 2016.
No comunicado, a GNR indica ainda que foram registadas 21.952 ocorrências, 9.864 crimes, 65 detidos por incêndio florestal, 919 pessoas identificadas e 4.578 contra-ordenações.
"A GNR, para além das acções de sensibilização, numa fase subsequente, irá realizar ações de fiscalização com o objetivo de corrigir as situações de incumprimento face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível", é ainda referido na nota.