Viktor Gyokeres já faz tremer os adversários do Sporting pela Europa. Stan Valckx, antigo defesa central de Sporting e PSV, acredita que a equipa neerlandesa terá muitas dificuldades em lidar com o avançado sueco dos leões.
O antigo jogador neerlandês, que representou os leões entre 1993 e 1994, conversou com Bola Branca, ainda num português fluente, sobre o duelo dos verde e brancos com o campeão dos Países Baixos, na segunda jornada da Liga dos Campeões, esta terça-feira, a partir das 20h00.
Entre o favoritismo do Sporting, a expectativa de um “jogo intenso”, as diferenças entre o futebol português e neerlandês e os elogios a Rúben Amorim, Valckx lança, na Renascença, o duelo entre as equipas que mais marcaram a sua carreira e onde se cruzou com jogadores como Luís Figo e Ronaldo, o Fenómeno.
O que significa este jogo para o Valckx?
É um jogo muito especial para mim, só é pena que seja apenas um jogo, porque gostaria muito de voltar a Lisboa para ver o jogo em Alvalade, mas a UEFA trocou-nos as voltas.
O que espera deste jogo?
Espero um jogo intenso, muito espetacular, porque o PSV gosta muito de atacar e o Sporting também sabe marcar muitos golos.
Atribui favoritismo a alguma das equipas?
Numa situação normal, seria 50/50 entre PSV e Sporting. No entanto, acho este vai ser um jogo de 40/60 [com vantagem para o Sporting].
Como se comparam PSV e Sporting? Ambas as equipas venceram todos os jogos nas respetivas ligas
A liga holandesa é muito diferente da portuguesa. Em Portugal é muito difícil marcar golos, enquanto na Holanda é tudo no ataque e pouco para defender. Para além disso, esta época, o PSV tem bons avançados, mas falta qualidade na defesa.
Com essa fragilidade defensiva, Gyokeres terá espaço para causar estragos? Gyokeres tem muita qualidade, tem tudo. Por isso, penso que o PSV está com medo dele. Eles sabem jogar melhor com a bola do que sem ela, pelo que acredito que Gyokeres vai ter espaço pode marcar dois golos.
E o Valckx, como faria para parar Gyokeres?
[risos] Tem de se estar alerta durante os 90 minutos. É fácil dizer, mas, durante o jogo, muitas vezes os defesas perdem-no. Têm de estar muito perto dele em todo o campo.
Por fim, sobre o treinador do Sporting, que opinião tem de Rúben Amorim?
O Rúben Amorim é um craque, vai ter um futuro maravilhoso. Tem muita qualidade, é um motivador muito bom e pensa como um jogador.