Robert O'Brien, o conselheiro de segurança nacional do Presidente norte-americano, Donald Trump, está infetado com Covid-19, confirmou esta segunda-feira a Casa Branca em resposta a uma notícia da Bloomberg.
Em comunicado, a Casa Branca diz que O'Brien - de acordo com a CBS News, o mais alto funcionário da administração Trump a ter contraído a doença - apresenta "sintomas ligeiros e está em quarentena e a trabalhar a partir de um local seguro".
"O trabalho do Conselho de Segurança Nacional continua sem interrupções", refere a presidência, garantindo que nem Trump nem o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, correm o risco de contrair Covid-19.
Para já, não é ainda claro como é que O'Brien foi infetado. Há duas semanas, o conselheiro de Trump deslocou-se com o vice-conselheiro Matthew Pottinger a Paris, para encontros com homólogos de França, Alemanha, Itália e Reino Unido, bem como com outros representantes europeus.
Durante a visita, O'Brien também participou nas cerimónias do Dia da Bastilha, feriado nacional em França, que este ano se celebrou com festejos oficiais limitados e sem o tradicional desfile militar.
A notícia de mais uma infeção entre o corpo de funcionários da Casa Branca surge numa altura em que vários governadores dos EUA estão a retomar medidas restritivas para conter a propagação do SARS-CoV-2 nos seus estados.
Neste momento, já foram confirmados em todos os EUA mais de 4.2 milhões de infetados, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. Até esta segunda-feira, a Covid-19 já tinha provocado mais de 146 mil mortos no país.