Depois do "apagão" de várias horas registado esta semana, o Facebook e o Instagram voltaram esta sexta-feira a sofrer alguns problemas de acesso e utilização, confirma a multinacional liderada por Mark Zuckerberg.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão a ter problemas em aceder às nossas aplicações e produtos", refere o Facebook, em comunicado.
"Estamos a trabalhar para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, adianta a empresa norte-americana detentora das redes sociais Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.
Alguns utilizadores acedem à rede social Instagram, por exemplo, mas não conseguem fazer novas publicações.
O site especializado Downdetetor regista problemas no Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp, que terão começado ao final da tarde.
No entanto, as dificuldades não parecem ser generalizadas como aconteceu na segunda-feira, em que as aplicações estiveram inacessíveis durante mais de seis horas.
O Facebook excluiu a hipótese de o "apagão" mundial da segunda-feira se ter devido a um ataque informático e atribuiu-o a um erro técnico causado pela própria empresa.
Num blogue da empresa o vice-presidente de infraestruturas da rede social Facebook, Santosh Janardhan, afirmou que os serviços não ficaram inativos por atividade maliciosa. Foi por "um erro causado por nós próprios", disse.