Incêndio na Madeira. Mais 60 operacionais do continente chegam esta quarta-feira para prestar apoio
21-08-2024 - 08:21
 • Jaime Dantas com Lusa

Bombeiros devem chegar à ilha ainda esta quarta-feira. Fogo já chegou ao Pico Ruivo.

Um novo reforço com mais 60 operacionais do continente deverá chegar esta quarta-feira à região da Madeira, segundo refere fonte oficial da Proteção Civil, à Renascença.

Até agora, já foram 76 operacionais para a Madeira.

"O pior cenário que temos neste momento é o que decorre da propagação do [fogo] no Curral das Freiras que progrediu pela cordilheira central da região e atingiu o Pico Ruivo. Esta é uma zona muito complexa. Não se consegue atuar nesta zona devido às condições do terreno", adiantou à agência Lusa presidente do Serviço Regional de Proteção Civil.

De acordo com António Nunes, os operacionais estão a tentar conter a progressão para sítios mais problemáticos, encontrando-se no local 11 operacionais, com o apoio de cinco meios.

"Face ao evoluir desta foram desfavorável foi solicitado à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil [ANEPC] o reforço de pessoal que veio do continente e está previsto durante o dia de hoje recebermos mais 45 elementos", adiantou.

Segundo António Nunes, terá de ser avaliada a utilização de helicópteros no local.

"A operação dos meios aéreos a estas altitudes é bastante complexa. Não é uma coisa que se faça de forma linear. Nós temos que fazer uma avaliação e ver se os pilotos, o helicóptero, têm capacidade para o fazer, pois ventos àquela altitude são muito erráticos e nós não queremos ter mais um problema com a perda do helicóptero", contou.

No que diz respeito a outras zonas da ilha, segundo António Nunes, na Serra de Água, na Ponta do Sol, o fogo está a evoluir favoravelmente.

"Temos a esperança que se consiga terminar aquela frente durante o dia hoje. No local estão 64 operacionais, com o apoio de 16 meios. No Curral das Freiras, que ontem [terça-feira] era uma preocupação grande devido às residências que ali existem, neste momento não temos qualquer problema. Temos pessoal em prevenção, que fizeram umas linhas de corta-fogo para evitar que este desça a encosta para salvaguarda das habitações", disse.

Por volta das 08h00, estavam no local 22 operacionais, com o apoio de sete meios terrestres.

Fogo declarado extinto no Curral das Freiras

O incêndio que estava ativo na terça-feira no Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, foi declarado extinto, sendo o fogo no Pico Ruivo o que mais preocupava os operacionais hoje às 9h00, segundo a Proteção Civil.
Num comunicado com o ponto de situação àquela hora, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) adianta que as equipas permanecem no Curral das Freiras para realizar vigilância ativa e evitar qualquer reacendimento.
O Curral das Freiras teve durante este fogo rural, que dura há uma semana, alguns momentos de grande preocupação, com a aproximação das chamas das casas. Na noite de terça-feira para hoje, segundo o município, o incêndio esteve muito ativo na zona, descendo a encosta em direção a uma área habitacional, e chegou a ser preciso retirar uma pessoa acamada.

[Atualizado às 11h08]