Dez detidos em megaoperação anti-fraude em Setúbal
04-07-2023 - 11:43
 • Renascença

Estado terá sido lesado em milhões de euros em caso de fraude fiscal qualificada, por não declaração de atividade na apanha de amêijoas em Montijo, Alcochete, Almada, Seixal e Sesimbra.

Dez pessoas foram detidas no âmbito de uma megaoperação da GNR, chamada "Amêijoa Dourada", que decorre, esta terça-feira, em Setúbal, avança a RTP.

Segundo o canal estatal, foram executados 82 mandados de busca. em relação a alegadas fraudes fiscais na apanha de bivalves, por atividade não declarada nos concelhos de Montijo, Alcochete, Almada, Seixal e Sesimbra.

De acordo com o tenente coronel da GNR Adérito Rodrigues, os detidos são, na sua maioria homens, que "operavam essencialmente na margem Sul" do Tejo. Em causa um caso de fraude fiscal qualificada, que terá lesado o Estado em vários milhões de euros.

"O que está sob investigação é a não declaração da atividade a nível fiscal em território nacional. Podemos estar a falar em milhões de euros. Por isso a operação foi chamada de 'Golden Clam', ou 'Amêijoa Dourada', porque tem relação com os vários milhões de euros que esta operação produz", explica Adérito Rodrigues, em declarações à RTP 3.

Foram efetuadas 19 buscas domiciliárias, diz a televisão. Foram ainda apreendidas três toneladas de amêijoa e algumas viaturas. O "Notícias ao Minuto", por sua vez, acrescenta que outras 63 buscas não domiciliárias foram executadas - sete em armazéns, duas em escritórios e as restantes em viaturas e embarcações.

[Notícia atualizada às 12h33 de 4 de julho de 2023]