Benfica procura redenção nos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao Ajax
23-02-2022 - 09:39
 • Renascença com Lusa

Equipa de Nélson Veríssimo tenta refugiar-se de uma época dececionante com grande campanha na Europa. Pela frente tem um Ajax em momento de forma diametralmente oposto.

O Benfica tenta agarrar-se à Liga dos Campeões como tábua de salvação de uma época, até agora, dececionante. Esta quarta-feira, na receção ao Ajax, na primeira mão dos oitavos de final, procura dar o primeiro passo rumo a um lugar entre as oito equipas mais poderosas da Europa.

No Estádio da Luz, às 20h00, estarão frente a frente duas equipas em momentos de forma opostos. O Benfica venceu apenas quatro dos últimos dez jogos que disputou desde que Nélson Veríssimo assumiu o lugar de Jorge Jesus. O Ajax fez o pleno de vitórias no mesmo número de partidas.

Além de liderar o campeonato e de estar já apurado para as meias-finais da Taça dos Países Baixos, o Ajax tem um registo ofensivo de respeito: 108 golos marcados e 14 sofridos em 33 jogos. O Benfica acumula 87 golos marcados e 43 sofridos, três vezes mais do que o adversário.

Apesar das diferenças, Nélson Veríssimo afirmou, na conferência de imprensa de antevisão, que as duas equipas partem em pé de igualdade.

"É 50/50 e digo isto de forma genuína, não estou aqui com bazófias", disse.

Não é só nos Países Baixos que o Ajax se assume como força maior. Venceu os seis jogos da fase de grupos da Champions, inclusive diante do Sporting e do Borussia Dortmund (relegado para a Liga Europa).

O treinador dos holandeses alertou, contudo, na conferência de imprensa, "nunca se pode comprar dois jogos da Champions" e que Benfica e Sporting só têm em comum o facto de serem duas equipas portuguesas.

"Sporting e Benfica são duas equipas muito diferentes, são onze jogadores diferentes e os treinadores também são diferentes", frisou Erik ten Hag.

O Benfica conseguiu apurar-se para os "oitavos" cinco anos depois da última presença. Para tal, "sobreviveu", como segundo classificado, aos "tubarões" Bayern Munique, primeiro colocado, e Barcelona, que vinha de 17 épocas seguidas a qualificar-se para a fase a eliminar.

O encontro entre Benfica e Ajax joga-se no Estádio da Luz, a partir das 20h00, e será arbitrado pelo esloveno Slavko Vincic. Terá relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.