Os 16 municípios algarvios decidiram cancelar a realização de festas de passagem de ano por não estarem reunidas as condições para cumprir as medidas de contenção da Covid-19.
A decisão "foi consensualizada em sede de reunião do conselho intermunicipal", na sexta-feira, atendendo ao "contexto de pandemia que atualmente se vive e à recente evolução" epidemiológica, pode ler-se no comunicado da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
"Mesmo que estas iniciativas fossem de realização ao ar livre, teriam que obedecer a um conjunto de orientações da DGS [Direção-Geral da Saúde] que os autarcas afirmam não haver condições para serem cumpridas, uma vez que implicam uma grande concentração de pessoas."
Alguns autarcas decidiram manter a tradição do fogo-de-artifício, "sendo que outros decidiram não avançar uma vez que podem promover aglomeração de pessoas", razão pela qual foram também canceladas várias iniciativas da programação de Natal, prossegue.
"Conscientes de que esta decisão poderá trazer constrangimentos aos empresários e comerciantes da região, [os autarcas] defendem que, nesta altura, o foco deverá estar centrado na proteção da saúde e bem-estar da população do Algarve", conclui o organismo que agrega os 16 municípios do distrito de Faro.
Faro promove o apoio local
A autarquia decidiu canalizar o investimento que seria destinado aos festejos de fim de ano para uma iniciativa de apoio ao comércio local que prevê quatro sorteios, no valor total de 10.000 euros cada, e para a entrega de vales de compras aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo.
Em comunicado, o município referiu ter decidido "não promover este ano quaisquer eventos públicos para celebração da passagem de ano no concelho, nomeadamente espetáculos musicais ou fogo-de-artifício".
Nesse sentido, em articulação com a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AHISA), Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (Associação de Comércio da Baixa) e Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (ACAB), a autarquia decidiu retomar a partir de segunda-feira a campanha de estímulo ao comércio local "Faro. Somos Todos".
No âmbito desta iniciativa da autarquia, todos os clientes que gastem mais de 10 euros em estabelecimentos aderentes terão direito a cupões com que poderão concorrer a sorteios para atribuição de vales de compras (no valor de 30, 50, 100 ou 200 euros).
Em dezembro, terão lugar três sorteios no valor de 10.000 euros cada um: o primeiro no dia 16, o segundo no dia 23 e o terceiro no dia 30 de dezembro.
Em janeiro, o sorteio acontecerá no dia 20 de janeiro, "visando assim dar um sinal e estímulo à economia, em particular à restauração e ao comércio local", já depois da anunciada semana de contenção definida pelo Governo entre 2 e 9 de janeiro.