Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Renascença apurou que os jogadores da Primeira Liga vão ser testados duas vezes antes dos jogos, sempre que o intervalo entre as partidas, nas dez jornadas finais do campeonato, for superior a cinco dias. Quando tal não suceder, então só haverá lugar para um teste 24 horas antes do arranque dos encontros.
A notícia de Bola Branca foi confirmada na tarde desta quarta-feira pela Liga Portugal, que emitiu um comunicado, em que refere que a DGS "admite, quando a periodicidade dos jogos não é superior a 5 dias, a realização de um teste laboratorial".
Segundo o documento, "o teste deve ser realizado o mais próximo possível do jogo, não podendo, em nenhuma circunstância ser realizado com mais de 24 horas de antecedência".
Já "quando a periodicidade dos jogos for superior a 5 dias deve ser dado cumprimento ao Parecer Técnico da DGS de 10 de maio e realizados dois testes laboratoriais".
O plano inicial apontava para que os jogadores fossem submetidos a dois testes – o primeiro seria efetuado 48 horas antes de cada jogo; o segundo, o mais perto possível do início de cada partida.
A solução final encontrada pelos especialistas da Federação Portuguesa de Futebol e da Direção-Geral da Saúde é de apenas um teste nas 24 horas antes de cada jogo, mas com a salvaguarda de um teste suplementar quando um clube tiver um período entre jogos superior a cinco dias.
A passagem a um único teste aos futebolistas antes de cada jogo justificar-se-ia, segundo a Federação, pelo intervalo de tempo muito curto entre jogos. Sucede que esse intervalo nem sempre é assim tão curto, sendo, nalguns casos, igual ou superior a uma semana.
Vamos a alguns exemplos:
- o FC Porto defronta o Famalicão a 3 de junho e só volta a jogar no dia 10, sete dias depois, com o Marítimo;
- o Benfica também disporá de sete dias entre os jogos com o Portimonense (10 de junho) e o Rio Ave (17 de junho);
- o Sporting, que volta à competição dia 4 de junho, em Guimarães, só voltará a jogar oito dias depois (12 de junho), em Alvalade, com o Paços de Ferreira;
- o Sp. Braga, que dia 5 de junho joga em Lisboa com o Santa Clara, só voltar a jogar dia 13, na receção ao Boavista.
Ou seja, o intervalo entre determinados jogos justifica mais do que um teste aos jogadores, tal como previa o plano inicial. Sempre que esse intervalo não for superior a cinco dias, os futebolistas serão submetidos a apenas um teste 24 horas antes dos encontros.
A Primeira Liga será retomada a 3 de junho e vai prolongar-se até 26 de julho. Serão disputadas as dez jornadas que estão por realizar. Na altura da suspensão do campeonato, devido à pandemia de Covid-19, o FC Porto comandava a classificação, com um ponto de vantagem sobre o Benfica.
[notícia atualizada às 19h25 com o acrescento do comunicado da Liga que confirma a notícia da Renascença]