Situação “acalmou” no incêndio de Oleiros
26-08-2017 - 01:10

A confirmação foi dada já este sábado à Lusa pelo autarca de Castelo Branco.

O fogo que lavra no concelho de Castelo Branco, proveniente de Oleiros, acalmou durante a noite, após a situação complicada na tarde de sexta-feira, disse o presidente da Câmara, perspectivando que seja dominado durante a madrugada.

"Neste momento, o incêndio continua a lavrar junto às aldeias de Maxial do Campo, Pousafoles e Grade, mas não há habitações em risco", afirmou à Lusa o autarca Luís Correia, indicando que "não há necessidade de evacuar as aldeias".

De acordo com o presidente da Câmara de Castelo Branco, a situação de fogo no concelho "complicou-se durante a tarde de sexta-feira e acalmou com a noite".

Na perspectiva de Luís Correia, o incêndio "pode vir a ser dominado durante a noite".

Relativamente às povoações em risco, o autarca disse que estão "equipas de bombeiros a defender as aldeias e a tentar parar o incêndio nas estradas".

O concelho de Castelo Branco foi atingido pelas chamas dos dois incêndios que deflagraram no concelho de Oleiros. Um deles deflagrou na quarta-feira, pelas 13h00, na localidade de Selada das Pedras, e outro começou na quinta-feira, cerca da 1h00, na localidade de Poeiros.

A Protecção Civil está a reforçar os meios terrestres no combate a estes fogos que lavram no concelho de Oleiros com o objectivo de dominá-los durante a madrugada.

"Estamos a reforçar os meios terrestres para tentar que estes incêndios fiquem dominados pela manhã", disse à Lusa o oficial de operações e de emergências da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) Carlos Pereira, advogando que "os grandes incêndios tentam-se dominar durante a noite".

Pelas 00h45 de hoje, o fogo em Selada das Pedras estava a ser combatido por 643 operacionais, apoiados por 212 veículos, enquanto o incêndio em Poeiros mobilizava 423 operacionais e 135 viaturas, de acordo com informação da página da internet da Protecção Civil.