O Patriarcado de Lisboa inicia esta sexta-feira, 15 de setembro, um ano jubilar vicentino que se prolonga até dia 16 de setembro do próximo ano, e que assinala os 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa.
A efeméride será comemorada com diversas iniciativas dinamizadas pelo Cabido da Sé e pela Câmara Municipal, entre as quais a conferência “S. Vicente, uma herança para a Lisboa do futuro” proferida pelo cardeal D. José Tolentino Mendonça.
A conferência terá lugar na sexta-feira, dia 15, nos Paços do Concelho, e pode ser acompanhada no site da Renascença.
No sábado, 16, o Mosteiro de São Vicente de Fora acolhe uma visita temática, um concerto de órgão e coro, e uma mesa-redonda sobre a atualidade do santo. Durante a manhã, haverá uma celebração litúrgica, na Sé.
Ao longo do ano, estão também previstos colóquios, publicações, percursos e visitas orientadas, oficinas para famílias, uma exposição e uma representação teatral.
As relíquias de São Vicente, padroeiro da cidade, chegaram a Lisboa a 15 de setembro de 1173 e foram depositadas na Igreja de Santa Justa. Um dia depois foram levadas para a capela-mor da Sé, onde ainda permanecem.