A greve na CP está a deixar muitos passageiros do norte do país em terra.
A paralisação desta quinta-feira, com início às 0h00, já provocou a supressão de 36,5% dos comboios. A empresa indicou que das 436 viagens previstas, foram realizadas apenas 277.
Nos comboios de longo curso, dos 24 comboios programados houve 7 que não se realizaram. já nos comboios regionais, das 68 ligações previstas, 11 não se efetuaram.
Nos urbanos do Porto, houve 84 supressões nas 86 ligações agendadas e nos Urbanos de Coimbra não se realizou qualquer ligação, tal como nos comboios urbanos das linhas de Braga, Aveiro, Guimarães e Marco de Canaveses e na linha internacional Celta, ou seja, a ligação a Vigo.
Em causa está a greve de 24 horas dos revisores e trabalhadores das bilheteiras que pedem aumentos salariais.
O protesto afeta apenas os serviços com origem e/ou destino no Norte de Portugal, Coimbra e Linha do Oeste.
“Aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita, para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”, indicou a CP em comunicado.
A CP “lamenta os incómodos causados aos seus clientes” e assegura ainda que “envidará todos os esforços para prestar o melhor serviço possível aos seus clientes, apesar dos constrangimentos decorrentes desta situação”, avisando que os efeitos da paralisação vão prolongar-se até às 7h00 de sexta-feira.
[notícia atualizada às 10h40]