Urgências de vários hospitais com constrangimentos. Veja quais
01-07-2022 - 08:45
 • Renascença

Julho começa com constrangimentos em diferentes urgências em vários hospitais do país.

As últimas semanas têm sido marcadas por constrangimentos nas urgências de vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde do país.

A urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, vai estar encerrada entre as 20h00 do dia 1 de julho até às 20h00 do dia 2 de julho, informa um comunicado a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

No Hospital de Braga, os cirurgiões pediátricos deixam de dar apoio à urgência a partir das 20h00. Esta limitação mantém-se por tempo indeterminado.

O atendimento urgente de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em Aveiro, encerra entre as 20h30 e as 8h30 da manhã seguinte até à próxima terça-feira. Estão incluídas as unidades de Aveiro, Estarreja e Águeda.

"Apesar de todos os esforços desenvolvidos, não foi possível encontrar uma solução para garantir o funcionamento da urgência de Ginecologia/Obstetrícia" naqueles períodos, justifica a administração do CHBV na nota.
A orientação que é dada às grávidas é a de que "devem dirigir-se para outras unidades da região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede".

A partir da próxima semana, o portal do SNS passa a informar quais os serviços encerrados ou com limitações em todo o país.

Esta sexta-feira há greve no sector da saúde. Os trabalhadores exigem a abertura de processos negociais com o Governo.

O protesto não inclui médicos nem enfermeiros, mas poderá haver perturbações no acesso aos serviços.