Alguns vídeos que circulam nas redes sociais aparentam demonstrar comportamentos agitados de pássaros diurnos, durante a hora da madrugada em que começou o sismo de magnitude de 7,8 na Turquia e 7,6 na Síria.
Os internautas começaram a questionar se os animais conseguiram prever o terramoto que já vitimou mais de cinco mil pessoas, antes de este ter acontecido.
No entanto, os especialistas são céticos em relação à capacidade destes pássaros terem previsto o sismo e que as imagens podem não ser nada incomuns.
Em geral, não há unanimidade científica no que toca a animais que conseguem antecipar desastres naturais e outros fenómenos.
O estudo mais recente a esse respeito foi desenvolvido em 2020 por Martin Wikelski , um premiado cientista alemão do Max Planck Institute for Animal Behavior, que analisou os níveis de atividade de um grupo de animais domésticos (vacas, ovelhas e cães) antes vários terramotos.
O estudo concluiu que existem “padrões estatisticamente confiáveis de atividade pré-sísmica em animais” que podem fornecer “informações valiosas para a previsão de terremotos”. Mas, de qualquer forma, essa capacidade estaria limitada a períodos de tempo muito curtos , pouco úteis para salvar vidas.