A jovem Greta Thunberg está entre os ativistas climáticos detidos durante os protestos contra a demolição da aldeia de Luetzerath, na Alemanha.
Segundo a agência Reuters, a ativista de 20 anos foi detida enquanto protestava contra a mina de carvão de Garzweile a céu aberto, a cerca de nove quilómetros da aldeia.
A jovem sueca juntou-se aos manifestantes na sexta-feira e foi vista sentada sozinha num grande autocarro da polícia após a detenção, disse uma testemunha.
“Greta Thunberg fazia parte de um grupo de activistas que correram em direcção à borda. No entanto, ela foi travada e carregada por nós com este grupo para fora da área de perigo imediato para” identificar os vários manifestantes, disse um porta-voz da polícia à agência de notícias, acrescentando que um activista tinha saltado para dentro da mina a céu aberto.
As imagens mostram a jovem a ser carregada por três polícias. Mais tarde teve de mostrar os documentos de identificação e ficou sob custódia policial.
No sábado a polícia usou canhões de canhões de água e gás pimenta na sequência de uma marcha pacífica que terminou em confrontos, e na qual também participou Greta.