Volta a Portugal vai hoje para a estrada
04-08-2022 - 10:26
 • Renascença com Lusa

A 83.ª edição da prova arranca esta quinta-feira em Lisboa e termina a 15 de agosto em Vila Nova de Gaia. Início marcado por buscas às equipas, por suspeitas de uso de substâncias ilegais.

Um prólogo de 5,4 quilómetros junto ao rio Tejo, em Lisboa, inaugura hoje os 11 dias de competição da Volta a Portugal em bicicleta e vai definir quem será o primeiro camisola amarela da 83.ª edição.

O exercício individual contra o cronómetro dos 125 ciclistas inscritos começará às 15h21, com a saída do norte-americano Barry Miller (Bai Sicasal Petro de Luanda) e terminará cerca de duas horas depois, quando o espanhol Jokin Murguialday (Caja Rural), se fizer à estrada.

O dorsal número cinco aparece na ordem da partida do prólogo como último ciclista a partir da Praça do Império, às 17h25, arrancando seis minutos depois de António Carvalho, um dos líderes da Glassdrive-Q8-Anicolor.

Antes do espanhol da Caja Rural, saem para a estrada nomes como Frederico Figueiredo (GlassDrive-Q8-Anicolor), Joaquim Silva e Tiago Antunes (Efapel), Delio Fernández e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), ou Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

Na ausência do bicampeão em título, o português Amaro Antunes, que falha a prova depois da W52-FC Porto ter perdido a licença desportiva devido à operação "Prova Limpa" e à suspensão preventiva de oito dos seus ciclistas pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), o grande favorito é o segundo classificado do ano passado, o uruguaio Mauricio Moreira que inicia a sua luta contra o cronómetro às 17h01.

Os ciclistas partem com um minuto de diferença entre si e terão de cumprir os 5,4 quilómetros espraiados junto ao Tejo, com partida e chegada na Praça do Império, num percurso totalmente plano e rápido, que poderá ter no vento um fator decisivo.

A 83.ª Volta a Portugal disputa-se entre hoje e 15 de agosto, num total de 1.559,7 quilómetros, de Lisboa a Gaia.