O vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos (BEI) anunciou, nesta quarta-feira, na Websummit, investimentos em três startups, uma delas à portuguesa.
Ricardo Mourinho Félix começou por dar conta do empréstimo de 20 milhões de euros para a 360imprimir/Bizay, uma empresa especializada em produtos customizados e a primeira gráfica online portuguesa que já opera em vários países.
“Esperamos, com este investimento, a criação de 120 empregos altamente qualificados. É um contributo para uma sólida recuperação económica em Portugal”, sublinhou Ricardo Mourinho Félix.
O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças anunciou ainda 10 milhões de euros em empréstimo à empresa espanhola WorldSensing e 20 milhões para uma startup do Luxemburgo, a Spire.
Na curta intervenção de pouco mais de cinco minutos, o vice-presidente do BEI anunciou ainda um fundo europeu de inteligência artificial de 150 milhões de euros.
A Europa não pode ficar para trás nesta matéria, o BEI e a Comissão Europeia estão muito empenhados em apoiar o desenvolvimento do digital na europa”, referiu Mourinho Félix, concluindo que "a Web Summit é o espaço para mostrarmos como continuamos a apoiar o investimento em tecnologia, mesmo em alturas especiais como esta”.