Os Estados Unidos rejeitaram, em definitivo, a proposta da Polónia de entregar os seus aviões de combate MiG-29 ao Exército norte-americano, que depois seriam encaminhados para as forças ucranianas, revelou fonte do Pentágono esta quarta-feira.
"Os serviços de inteligência acreditam que a transferência das aeronaves MiG-29 para a Ucrânia pode ser percebida como uma vantagem para o conflito e pode levar a uma reação russa significativa, que aumentaria a perspetiva de uma escalada militar com a NATO”, sublinhou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em conferência de imprensa.
Na terça-feira, o governo polaco tinha manifestado a intenção de enviar todos os seus aviões de combate MiG-29 para uma base aérea dos Estados Unidos na Alemanha, abrindo caminho ao uso dos aparelhos pelas forças militares ucranianas, conforme solicitado pelo Governo de Kiev.
O Estado polaco negou, inicialmente, esta hipótese, mas acabou por voltar atrás e anunciar um acordo com os EUA. No entanto, os norte-americanos foram surpreendidos e disseram que tal não tinha acontecido.
Tanto a Polónia como os EUA temiam que esta iniciativa fosse vista pela Rússia como uma participação direta na guerra e, assim, escalar o conflito a um nível mais global.
A Ucrânia tem realçado a necessidade de poder combater aviões russos no seu espaço aéreo.