Leonel Pontes entende a escolha de João Mário pelo Benfica, apesar da ligação ao Sporting, atendendo a vários fatores.
Em entrevista a Bola Branca, o treinador madeirense, que orientou o médio internacional português, de 28 anos, na Academia de Alcochete, reconhece que "valores financeiros ou questões de carreira" terão influenciado a decisão de rumar ao rival do clube que o formou.
"Houve um clube que o quis e investiu. Mantém-se em Portugal, o que também é importante para o João Mario, que já esteve fora do país. Está num grande clube. Eu, como adepto [do Sporting] e como adepto das qualidades do João Mario, gostaria que estivesse no Sporting, mas o Sporting acaba por não ter capacidade ou não ter vontade de segurar o João Mário no seu plantel", admite o antigo treinador dos leões.
Voltar a trabalhar com Jorge Jesus, que o orientou no Sporting, também terá sido fator de motivação para João Mário. Leonel Pontes lembra que o treinador do Benfica conhece bem as características do médio:
"Para os treinadores, uma coisa é conhecer os jogadores de forma mais superficial, como adversário, outra coisa é trabalharem com eles. Jorge Jesus conhece-o muito bem e terá as suas razões para o contratar. Não tenho dúvidas de que irá tirar o máximo partido do jogador."
Benfica mais forte com João Mário
Leonel Pontes acredita que o Benfica ficará mais forte com João Mário, "internacional português, experiente e conhecedor do futebol".
"Jogando o João Mário, o jogo vai passar muito por ele, porque é um jogador que aglutina muito o jogo. Às vezes é bom, às vezes é mau. Ele também tem a capacidade de tomar boas decisões e vai ter um treinador que vai ser exigente com ele a esse nível", aponta o técnico.
Passaram-se sete anos desde que Jorge Jesus trabalhou com João Mário no Sporting. Entretanto, o médio "melhorou significativamente a sua intensidade no jogo". Contudo, também tem coisas a melhorar. "Do ponto de vista defensivo, tem de ser mais incisivo", refere Leonel Pontes.
De qualquer modo, o treinador e comentador afiança que João Mário conseguirá conquistar o seu espaço na equipa titular do Benfica.
"Pode jogar no meio-campo do Benfica não como um '6', mas sim como um '8' ou, num 4-4-2 clássico, pode jogar por fora, da esquerda vindo para dentro. O João Mário vai lutar por um lugar. Não é certo que será um jogador titularíssimo, mas terá o seu espaço, porque é um jogador com grande capacidade técnica e tática, inteligente e de equipa", vinca.