Diretores de escolas elogiam decisão de apoiar professores deslocados
25-07-2024 - 10:33
 • Renascença

Decisão poderá influenciar jovens professores a aceitarem colocações fora das suas áreas de residência

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de escolas (ANDAEP), Filinto Lima, considera-se que, a concretizar-se, a medida de apoio do Governo a professores deslocados é "positiva".

“Neste momento, o professor é colocado muito longe de casa, está a pagar muitas vezes uma segunda renda, porque na terra que deixou está a pagar o empréstimo ao banco, e não tem qualquer apoio. Portanto, é muito positivo se acontecer, de facto, esse apoio, um apoio efetivo, se pode traduzir através de casas com rendas mais baratas, à disposição dos nossos professores”, diz Filinto Lima à Renascença.

A ANDAEP comenta ainda que esta decisão poderá motivar professores mais jovens a aceitarem as colocações fora das suas áreas de residência: “ Isso, com certeza, motivará mais os nossos professores mais jovens a ficarem longe de casa porque percebem que têm um apoio que nunca tiveram”.

A falta de professores é cada vez mais sentida nas áreas da Grande Lisboa e Algarve. A rendas altas são um dos fatores que contribuem para menor número de professores disponíveis nessas regiões.