Foram 1.106 os acidentes rodoviários registados pelas forças de segurança entre o dia 26 de março e 1 de abril. Resultaram, no total, em quatro mortos, 23 feridos graves e 325 feridos ligeiros.
“Polícia Sempre Presente – Páscoa em Segurança 2018” é o nome da operação levada a cabo pela PSP e que começou mais cedo, logo na segunda-feira, dia 26.
Registou 301 acidentes, seis feridos graves e 91 ligeiros. Só nas últimas 12 horas (entre as 12h00 e as 24h00 de domingo), foram registados por esta polícia 53 acidentes, dos quais resultaram 22 feridos ligeiros e um ferido grave.
Os números dizem respeito ao conjunto do continente, dos Açores e da Madeira.
Durante a Semana Santa, a PSP intensificou o patrulhamento junto a áreas de maior concentração de população – nomeadamente, zonas comerciais, turísticas e redes de transportes públicos – e em locais de maior fluxo rodoviário e pedonal, seja nos acessos aos centros urbanos ou em zonas de diversão noturna.
Os agentes estiveram igualmente a desenvolver ações de sensibilização para a adoção de comportamentos e medidas de segurança que contribuam para prevenir a criminalidade.
A PSP dedicou particular atenção às infrações graves e muito graves tais como o excesso de velocidade, a condução sob influência de álcool ou droga, o uso indevido do telemóvel e a falta de cinto de segurança.
Nas principais estradas fora das localidades decorreu a Operação Páscoa da GNR, que começou na Quinta-feira santa e também terminou às zero horas de domingo: registou 806 acidentes, de que resultaram quatro mortos, 17 feridos graves e 234 feridos ligeiros.
Comparado com igual período do ano passado, foram registados mais 64 acidentes e mais um morto, mas houve menos 12 feridos graves e menos quatro feridos ligeiros.