A sondagem da Universidade Católica, divulgada esta sexta-feira, dá a Marcelo Rebelo de Sousa a vitória nas presidenciais, marcadas para 24 de Janeiro, logo à primeira volta (62%).
O trabalho de recolha do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica para o JN, DN, RTP e Antena 1, atribuiu uma clara a vantagem ao antigo líder do PSD em relação aos seus principais rivais, Maria de Belém (14%) e Sampaio da Nóvoa (15%).
O antigo comentador do "Jornal de Domingo" da TVI congrega simpatias entre os eleitores de todos os partidos, sendo o candidato mais vezes nomeado em todos eles.
A uma distância maior surgem as candidaturas apoiadas pelo BE (Marisa Matias) e pelo PCP (Edgar Silva), ambas com 3%. A fechar a lista estão Paulo Morais (1%) e Henrique Neto (1%).
Esta sondagem foi realizada nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2015. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal continental. Foram seleccionadas aleatoriamente dezoito freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II e por freguesias com mais e menos de 3.200 recenseados.
A taxa de resposta foi de 69%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1.183 inquiridos é de 2,9%, com um nível de confiança de 95%.