O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
Em nota na página da Presidência, Marcelo anunciou que tencionava atribuir a condecoração a 24 de fevereiro, na data em que se completa um ano da invasão da Rússia sobre a Ucrânia, tendo antecipado a atribuição do Grande-Colar da Ordem da Liberdade na sequência de uma "iniciativa parlamentar sobre esta matéria".
"O Presidente da República tencionava anunciar no dia 24 deste mês, data em que se completa um ano sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia, a condecoração do Presidente Zelensky. Tendo em conta a iniciativa parlamentar sobre esta matéria, anuncia desde já que decidiu atribuir ao Presidente da Ucrânia o Grande-Colar da Ordem da Liberdade", indica o comunicado.
De acordo com o Público desta quarta-feira, o PAN pretendia assinalar o primeiro ano da guerra com uma proposta de condecoração de Zelensky, o que levou o chefe de Estado português a antecipar o anúncio.