Portugal venceu pela primeira vez o festival eurovisão da canção, em Kiev, com "Amar pelos dois". Têm sido muitas as felicitações para com Salvador Sobral.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou o cantor, disse à Lusa fonte da Presidência.
"Quando somos muito bons, somos os melhores dos melhores. Muitos parabéns ao Salvador Sobral", foi a mensagem enviada ao intérprete português.
Também o primeiro-ministro, António Costa, lembrou que se fez história em português.
"Fez-se história em português hoje na Eurovisão. Parabéns Salvador! Parabéns Portugal!", escreveu António Costa na rede social Twitter.
A Federação Portuguesa de Futebol e o Benfica felicitaram, através das redes sociais, Salvador Sobral pela conquista.
"É histórico, Salvador Sobral! 10 meses depois, um novo 11 conquista a Europa! Parabéns, Salvador", lê-se numa mensagem no Twitter da FPF, que compara a conquista do Euro 2016 de futebol em Julho de 2016 ao triunfo do cantor, que foi o décimo primeiro a actuar na final.
Também o Benfica, que no sábado conquistou o 36.º título de futebol, quarto consecutivo, felicitou Salvador Sobral, que é adepto do clube. "E não somos os únicos vencedores da noite...! Parabéns, Salvador Sobral, vencedor da Eurovisão", escreveram os 'encarnados' na mesma rede social.
A canção, com letra e música de Luísa Sobral, irmã de Salvador Sobral, obteve 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público, na final do festival.
A melhor classificação portuguesa num Festival da Eurovisão, um sexto lugar, foi obtida por Lúcia Moniz, em 1996, com a música "O meu coração não tem cor", tendo esta sido também a última vez que Portugal ocupou um lugar no top 10.