Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A casa de idosos de São José das Matas, no concelho de Mação, é o primeiro lar a receber a vacinação: segunda-feira, às 15h00.
O diretor do lar, Manuel Luis Cristóvão, diz à Renascença que recebeu um telefonema este domingo de manhã com a notícia. Ainda não teve tempo de falar com todos os utentes mas, à exceção de um, todos têm já o consentimento para serem vacinados, explica.
“Para os utentes serem vacinados é preciso obter uma autorização do responsável pelo utente e consegui obter a informação de que falta a resposta de um significativo. Por conseguinte, todos os utentes que estão em lar serão vacinados, só não temos a resposta em relação a um. Além dos utentes, serão vacinados os funcionários e os dirigentes”, diz.
O diretor do primeiro lar a receber as vacinas diz estar tranquilo e agradece o facto de não ter tido um único caso até agora. “Felizmente não, e pelos vistos é preciso um bocado de sorte. Tivemos os cuidados todos, como as outras provavelmente também têm, mas felizmente não tivemos caso nenhum.”
Para além do lar de São José das Matas é o primeiro a receber as vacinas, mas também os utentes de outro lar de Mação, neste caso da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, vão receber esta segunda-feira à tarde a vacina da Covid-19.
A vacinação estava inicialmente prevista para terça-feira, mas Manuel Luís Cristóvão recebeu, neste domingo de manhã, um telefonema da responsável regional da Segurança Social a antecipar.
No momento da vacinação estará presente a ministra da Segurança Social, o secretário de Estado da Saúde e o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social.