As autoridades esperam pelo menos entre 300 a 400 mil pessoas para o momento de acolhimento do Papa, no Parque Eduardo VII. A estimativa foi avançada pelo porta-voz do Sistema de Segurança Interna (SSI), Artur Querido.
O evento tem início marcado para as 17h45. As autoridades recomendam que os participantes cheguem com antecedência, dado que serão feitas revistas à entrada, quer na zona reservada para os inscritos na JMJ, quer na zona reservada para as restantes pessoas.
Artur Querido revelou ainda que, desde a reposição do controlo de fronteiras, já foram controladas mais de um milhão de pessoas, tendo sido recusada a entrada a 159 pessoas.
Do lado da GNR, a major Mafalda Almeida revelou que, só na quarta-feira, estiveram mais 80 mil peregrinos no Santuário de Fátima.
De forma global, as autoridades fazem um balanço positivo da forma como a operação tem decorrido até agora.
As elevadas temperaturas esperadas sobretudo para o fim de semana é uma das principais preocupações. Ivo Cardoso, do INEM, recomendou particular necessidade de constante hidratação.
"Bebam água, bebam água, bebam água", insistiu.
Mário Silvestre, adjunto de Comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), refere que está preparado um sistema de nebulização de água para poder refrescar as pessoas, no Parque Tejo, durante os eventos dos fins-de-semana.