Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Os controlos fronteiriços entre Áustria e Alemanha, restabelecidos em março como medida de contenção do risco de propagação do novo coronavírus, serão levantados a partir de 15 de junho, confirmou a ministra do Turismo austríaca, em declarações à televisão ORF, esta quarta-feira.
Elisabeth Koestinger informou que a reabertura das fronteiras entre os dois países será feita em duas fases. Algumas das restrições serão anuladas já esta sexta-feira, mas só a 15 de junho é que o controlo será, definitivamente, levantado.
Durante este período, iniciado a 16 de março, os dois países continuaram a permitir a circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços, sempre com a necessária apresentação de certificado médico comprovativo de que a pessoa faz teste à Covid-19 com resultado negativo.
Já na terça-feira, o chanceler Sebastian Kurz tinha adiantado, também à ORF, que pretende levantar algumas das restrições na fronteira com a Suíça. O líder do Governo austríaco informou que o levantamento definitivo dos controlos deve, tal como no caso alemão, ser levantado, em definitivo, em junho.
A Áustria mantém, ainda, fronteiras encerradas com Itália, Liechtenstein, República Checa, Eslováquia e Hungria.