Sérgio Conceição apresentou-se no Olival, esta quarta-feira de manhã, para dar treino do FC Porto, apesar do desentendimento com Jorge Nuno Pinto da Costa, conforme a Renascença adiantou na véspera. O presidente do Porto também se deslocou ao centro de treinos do clube.
A TVI citou fonte próxima do treinador para garantir que um desentendimento a propósito do investimento na equipa poderia levar à saída antes do fim da época. Segundo a estação televisiva, a decisão estaria iminente.
Contudo, tal como a Renascença avançou, o treinador deu entrada, esta quarta-feira, pelas 9h04, no Olival. Cerca de 25 minutos depois, o presidente do FC Porto também chegou ao centro de treinos.
Pouco depois das 10h00, também o administrador da SAD e diretor geral para o futebol, Luís Gonçalves, deu entrada no Olival. Vítor Baía, administrador da SAD e vice-presidente, juntou-se à cúpula do futebol portista no centro de treinos em Vila Nova de Gaia, pelas 10h29.
O treino da equipa principal do FC Porto está marcado para as 11h30.
O ambiente tenso no FC Porto instalou-se depois da eliminação da Liga dos Campeões. Após o empate com o Inter de Milão, Sérgio Conceição lamentou falta de reconhecimento em épocas "muito difíceis".
"Estou muito orgulhoso, é um misto entre o orgulho e a frustração. Estou triste. Tudo o que temos feito aqui, com 30% do plantel vindo da equipa B, outros 40% com jogadores que fomos buscar a equipas médias, como Paços de Ferreira, Famalicão, Rio Ave, Santa Clara. Depois, o mérito é zero. Falam do Otávio, do Taremi que se atira para o chão, o Conceição que é arruaceiro. É preciso mais de toda a gente no futebol português. Foram cinco anos e meio muito difíceis no Porto, com anos de Fair Play financeiro sem ir buscar jogadores, só a vender para equilibrar. É um trabalho difícil e muito pouco reconhecido", disse.
O desentendimento terá subido de tom quando Pinto da Costa respondeu, na noite de segunda-feira, numa gala em Vila Nova de Gaia. O presidente garantiu que não houve falta de investimento.
"Não é verdade que tenha havido falta de investimento. Vou lembrar que este ano comprámos o Grujic por 10 milhões de euros, o Veron por 10, o David Carmo por 20, o Eustáquio e outros. Não houve falta de investimento", garantiu.
Na terça-feira, Sérgio Conceição respondeu a uma publicação de Cecília Pedroto, mulher de José Maria Pedroto. A publicação, com a fotografia de Conceição, seguia com a seguinte descrição: "A história está feita: ninguém ganhou tantos títulos como Sérgio Conceição no FC Porto."
Conceição republicou e acrescentou: "Conquistados com o apoio de verdadeiros portistas, com ou sem recursos."
O treinador era esperado, na terça-feira, em Viana do Castelo, para ser homenageado pela Associação Nacional de Treinadores, mas não marcou presença. Elementos da equipa técnica estiveram no fórum.
Sérgio Conceição chegou ao FC Porto na temporada 2017/18 e conquistou, no total, nove títulos: três campeonatos, duas Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga, a primeira da história do clube. O treinador tem contrato até junho de 2024, ano de eleições no clube.
O Porto é, neste momento, o detentor das quatro provas internas uma vez que já conquistou, esta temporada, a Supertaça e a Taça da Liga.
Os dragões estão no segundo lugar do campeonato, a dez pontos do Benfica, e nas meias-finais da Taça de Portugal.
[notícia atualizada às 10h52]