O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira em perigo máximo de incendio rural mais de 30 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e Faro
Em perigo muito elevado de incêndio estão mais de 70 concelhos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Aveiro, Vila Real e Bragança.
Vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto, Porto e Viana do Castelo estão hoje em perigo elevado de incêndio.
Para esta sexta-feira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado com períodos de chuva, temporariamente persistente no Norte e Centro, vento por vezes forte e com rajadas, pequena descida de temperatura mínima no litoral Norte e Centro e da máxima, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul.
Para a Grande Lisboa, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado, temporariamente muito nublado ou encoberto entre o meio da manhã e o meio da tarde, períodos de chuva entre o meio da manhã e o meio da tarde, vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sul, por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 60 km/h, rodando para noroeste a partir do meio da tarde e enfraquecendo no início da noite e uma pequena descida da temperatura máxima.
No Grande Porto, prevê-se períodos de céu muito nublado, temporariamente muito nublado ou encoberto entre o meio da manhã e o meio da tarde, períodos de chuva a partir do meio da manhã, sendo temporariamente persistente, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do meio da tarde. O vento deverá ser fraco a moderado (até 30 km/h) de sul, por vezes forte (até 40 km/h) com rajadas até 60 km/h, rodando gradualmente para oeste durante a tarde e enfraquecendo, prevendo-se ainda uma pequena descida da temperatura mínima.
Em termos de temperaturas no continente, as mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (em Bragança) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 17 (em Viana do Castelo) e os 25 (em Bragança).