O furacão Dorian aumentou de intensidade para categoria 4, numa escala de 5, com ventos que podem chegar aos 225 quilómetros por hora, alertou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
O furacão aproxima-se das Bahamas e da Florida, que estão em estado de emergência. O aeroporto das Bahamas está encerrado e as evacuações já estão em curso.
O NHC, com sede em Miami, refere que o furacão Dorian é “extremamente perigoso”, e representa uma “ameaça significativa” para a Florida e o noroeste das Bahamas, tendo enviado um avião que confirmou que o furacão está a aumentar a sua intensidade.
Segundo o NHC, está previsto que o furacão atinja os Estados Unidos na segunda-feira, perto de Palm Beach County, e depois siga em terra pela zona de Orlando, mas ainda existe alguma incerteza sobre o local onde vai tocar terra.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, que cancelou a visita que tinha programado este fim-de-semana à Polónia devido ao furacão Dorian, já declarou o estado de emergência para a Florida.
Também a Geórgia declarou o estado de emergência, que permite mobilizar os serviços públicos do Estado de forma mais efetiva e recorrer, se necessário, ao auxílio federal.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões norte-americano, este poderá ser o mais catastrófico furacão a atingir o território dos Estados Unidos, desde 1992.