Franz Beckenbauer, o lendário "Kaiser" do futebol alemão, vai ser homenageado com uma estátua de bronze junto ao estádio do Bayern de Munique.
O projeto é da autoria da fundação "Kurt-Landauer Stiftung", que já criou a estátua de Gerd Muller que já foi erguida junto ao Allianz Arena. As duas ficarão lado a lado, em homenagem a uma dupla que marcou profundamente o futebol germânico.
A estátua terá 2,70 metros de altura e demorará cerca de um ano e meio até estar finalizada, sendo que os adeptos podem contribuir com doações para ajudar à finalização do projeto.
Franz Beckenbauer morreu a 8 de janeiro deste ano aos 78 anos de idade. Venceu duas Bolas de Ouro.
Começou a carreira no Bayern de Munique, em 1963/64, clube que representou durante 14 temporadas - um total de 584 jogos, com 74 golos marcados -, até rumar ao New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde partilhou balneário com Pelé.
Ao serviço dos bávaros, conquistou quatro Bundesligas, quatro Taças da Alemanha, uma Taça Intercontinental, uma Taça das Taças e três Taças dos Campeões Europeus. Com o Cosmos, foi três vezes campeão dos EUA.
Depois de quatro anos com os norte-americanos, regressou à Alemanha, para jogar, por dois anos, no Hamburgo - com que ainda conseguiu vencer um campeonato alemão -, antes de voltar aos EUA para a última época da carreira, novamente em Nova Iorque, em 1983.
Como dirigente, foi vice-presidente da Federação Alemã entre 1998 e 2002 e presidente do Bayern de 1993 a 2007.
Não se livrou das polémicas e foi suspenso durante 90 dias pela FIFA por se ter recusado a cooperar com uma investigação relacionada com suspeitas de corrupção relativamente à atribuição dos Mundiais 2018 e 2022 à Rússia e ao Qatar, respetivamente.