Madeira. Vento só permitiu uma aterragem
06-08-2017 - 19:10

Foram canceladas, só este domingo, 23 aterragens e 24 descolagens.

Apenas o avião que liga a Madeira e o Porto Santo conseguiu aterrar este domingo no Aeroporto Cristiano Ronaldo, pelas 17h19, tendo o vento forte levado ao cancelamento, desde a meia-noite, de 23 aterragens e 24 descolagens.

De acordo com as informações disponíveis na página da Internet do aeroporto da Madeira, desde a meia-noite, apenas descolaram dois voos, um com destino ao Porto, às 07h21, e outro para Lisboa, às 07h32.

Fonte aeroportuária disse à Lusa que divergiram para Porto Santo seis aviões, cinco dos quais ainda permanecem nessa ilha. Um avião da Monarch, oriundo de Gatwick (Inglaterra), acabou por ir para Las Palmas, nas Ilhas Canárias.

Na passada quinta-feira, a ANA - Aeroportos de Portugal avisou que estavam previstos constrangimentos no movimento no aeroporto da Madeira entre sábado e terça-feira.

Alguns dos passageiros de voos que divergiram para a ilha do Porto Santo estão a tentar chegar à Madeira utilizando a ligação do navio Lobo Marinho que efectua viagens entre as duas ilhas.

Também a TAP informou que a sua operação no aeroporto da Madeira está a ser afectada pelos ventos fortes e apelou aos passageiros para que não se desloquem para os aeroportos antes de consultarem a informação dos respectivos voos.

"Como consequência das condições meteorológicas adversas na Ilha da Madeira, nomeadamente a ocorrência de ventos muito fortes, que podem colocar em causa a segurança dos voos, a TAP informa que a sua operação regular de e para o Funchal está a ser afectada", diz a transportadora aérea nacional.

Devido a esta situação, a TAP pede "aos passageiros com voos de e para o Funchal que não se desloquem aos aeroportos".

Ainda solicita que "consultem a informação sobre os seus voos através das agências de viagem, flytap.com ou 'contact center' da TAP" e que actualizem os contactos no endereço electrónico https://www.flytap.com/pt-pt/gestao-da-reserva, "de modo a poderem ser contactados".

No sábado, foram canceladas 14 chegadas e 14 partidas, tendo algumas "abertas" na situação do vento permitido várias aterragens e descolagens.