O Benfica venceu o Sporting, este domingo, na final do primeiro Torneio Internacional de Futebol Jovem Papa Francisco, na categoria de benjamins. A prova decorreu durante o fim-de-semana e pretendeu homenagear o Papa pelo terceiro aniversário do seu pontificado.
Antes da final, Francisco foi homenageado numa cerimónia que contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e do núncio apostólico, Rino Passigato.
“O que estamos a ver é uma parábola do que o Papa Francisco, e nós através dele, desejaria que fosse o mundo. Cada um destes jovens desportistas concorre com tudo o que sabe e pode, depois há o espírito de equipa – porque cada um corre, não sozinho mas com os outros – e depois há duas equipas, mas acabam por ganhar todos”, afirmou à Renascença D. Manuel Clemente.
“É uma parábola do que a nossa sociedade deveria ser. Acabamos por ganhar todos, porque no jogo da vida, só ganha cada um quando ganhar o conjunto”, resumiu.
D. Manuel Clemente disse ainda que, tal como o Papa, também é fiel ao seu clube de infância. “É o Torriense e com quotas pagas, não é só dizer que é”, sublinhou, acrescentando que, desde a primeira hora, que aderiu à iniciativa da Associação de Futebol de Lisboa.
“O senhor núncio também aderiu e o Papa depois mandou uma mensagem e por isso estamos todos bem, porque o que está aqui a acontecer é uma parábola do que nós queremos que aconteça no mundo inteiro”, referiu, enaltecendo os benefícios dos jogos de equipa, como futebol.
“Estas coisas não se aprendem na teoria. O jogo, com aquilo que tem de melhor, envolvendo cada um nas suas capacidades e puxando pelo melhor que cada um tenha e pondo em situação em que tem mesmo de executar em sentido de equipa, é uma óptima escola da vida”, defendeu.
A arbitrar a final esteve o antigo árbitro Duarte Gomes, que foi assim também homenageado, como referiu Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, à Renascença.
O promotor faz um balanço positivo do evento. “Tivemos uma grande final, tivemos o Duarte Gomes a arbitrar, tivemos muito público, muita gente, foi um grande torneio e iremos ver se vamos para uma segunda edição. No dia 16, vamos ser recebidos pelo Papa e vamos transmitir o que se passou neste torneio”, adiantou.
No torneio participaram seis equipas com jogadores entre os 9 e os 11 anos, entre as quais a do clube San Lorenzo de Almagro, da Argentina, do qual o Papa Francisco é sócio-honorário.