Um grupo farmacêutico sediado em Coimbra vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o mercado brasileiro. A Bluepharma assinou este mês uma parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná, no Brasil, que aponta para o melhoramento do acesso a medicamentos de alta potência e o atendimento na saúde pública.
"Acompanhamos o mercado brasileiro há uns anos e no ano passado criámos a Bluepharma Brasil, permitindo a comercialização de medicamentos", explica o presidente da empresa, Paulo Barradas Rebelo, em declarações à agência Lusa.
Segundo o responsável, a Bluepharma está neste momento a trabalhar no portefólio de medicamentos e no seu registo, o que demora "entre um e dois anos, no limite".
Para Paulo Barradas Rebelo, o portefólio de medicamentos a ser produzido representará "uma poupança significativa da sociedade brasileira e mais acessibilidade para os doentes, que recuperam a esperança" no tratamento.
A empresa passa a ser uma das poucas farmacêuticas da Europa a fornecer medicamentos para o mercado brasileiro.
O grupo produz, actualmente, medicamentos para mais de 100 marcas e investiu nos últimos três anos mais de 15 milhões de euros em investigação e desenvolvimento nas áreas da oncologia, nanotecnologia e biotecnologia.
Em 2015, atingiu uma taxa de exportação de 85% para mais de 40 territórios, onde se destaca os Estados Unidos da América. A Bluepharma foi recentemente nomeada campeã nacional nos European Business Awards 2015/2016 na categoria Importação/Exportação.