A campanha de vacinação para a gripe arranca esta quinta-feira com a meta de vacinar 60% da população idosa. Este ano, há um milhão e 200 mil vacinas que, como habitual, são gratuitas para quem tem 65 ou mais anos de idade e para os chamados grupos de risco.
Neste primeiro dia em que as vacinas fármacos estão disponíveis nas farmácias, a sub-directora geral da Saúde, Graça Freitas, apela a que as pessoas se vacinem “a partir do dia 1 de Outubro e preferencialmente até Dezembro”.
“Há vacinas para todas as pessoas nas farmácias e nos centros de saúde, e nem é preciso ir toda a gente ao mesmo tempo, nem atrasar muito”, aconselha Graça Freitas.
“Há muito tempo para as pessoas se vacinarem, nas farmácias a vacina é comparticipada e a receita é válida até Dezembro. O conselho da Direcção Geral da Saúde é que as pessoas devem vacinar-se”, sublinha.
A DGS recomenda "fortemente" a vacinação "a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos seis meses de idade), grávidas, bem como a profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, por exemplo, em lares de idosos".
A vacina é também gratuita para as pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.