Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
O Governo publicou esta sexta-feira o decreto que renova o estado de calamidade em Portugal durante mais duas semanas, até ao final do dia 14 de junho.
Esta tarde o primeiro-ministro deu uma conferência de imprensa na qual explicou quais eram os serviços e estabelecimentos que voltam a abrir a partir deste fim-de-semana, incluindo ginásios, centros comerciais e igrejas e outros espaços de culto religioso. Contudo, há algumas exceções, nomeadamente na Área Metropolitana de Lisboa, onde a existência de focos de contágio em maior número obriga a adiar a reabertura.
Outras atividades que abrem são as massagens e estúdios de tatuagens e de bodypiercing, bem como espaços de cuidados pessoais e estética.
É permitido ainda o funcionamento de salões de cabeleireiro, barbeiros e institutos de beleza, mediante marcação prévia.
Com a renovação, contudo, há vários serviços que se vão manter encerrados.
- Atividades recreativas, de lazer e diversão: salões de dança ou de festa; parques de diversões e parques recreativos e similares para crianças; parques aquáticos, sem prejuízo do acesso dos trabalhadores para efeitos de cuidado dos animais e outros locais ou instalações semelhantes às anteriores.
- Atividades culturais: Grutas nacionais, regionais e municipais, públicas ou privadas, sem prejuízo do acesso dos trabalhadores para efeitos de conservação; praças, locais e instalações tauromáquicas;
- Atividades desportivas, salvo as destinadas à atividade dos praticantes desportivos federados, em contexto de treino: Pavilhões ou recintos fechados, exceto os destinados à prática de desportos individuais sem contacto; pavilhões fechados de futsal, basquetebol, andebol, voleibol, hóquei em patins e similares; pistas fechadas de patinagem, hóquei no gelo e similares; ringues de boxe, artes marciais e similares e pistas de atletismo fechadas.
- Atividades em espaços abertos, espaços e vias públicas, ou espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas: desfiles e festas populares ou manifestações folclóricas ou outras de qualquer natureza.
- Espaços de jogos e apostas: Salões de jogos e salões recreativos.
- Estabelecimentos de bebidas: Estabelecimentos de bebidas e similares, com ou sem espaços de dança, salvo quanto aos integrados em estabelecimentos turísticos e de alojamento local, para prestação de serviço exclusiva para os respetivos hóspedes.
- Termas e spas ou estabelecimentos afins, bem como solários.
- Escolas de línguas e centros de explicações, salvo, quanto aos primeiros, para efeito de realização de provas, no estrito cumprimento do distanciamento físico recomendado pela autoridade de saúde.