As tropas norte-americanas encontraram "restos humanos" no trem de aterragem do avião militar que foi seguido na segunda-feira, no aeroporto de Cabul, por centenas de afegãos em pânico com o regressos dos Talibãs ao poder, informou nesta terça-feira a Força Aérea dos Estados Unidos, que abriu uma investigação sobre o caso.
A Força Aérea norte-americana vai analisar todos os vídeos que circulam nas redes sociais do avião de transporte C-17 com pessoas a tentar agarrar-se às suas asas ou rodas. Outro vídeo mostra o mesmo avião a voar sobre Cabul e o que parecia ser duas pessoas a cair.
"Além de vídeos divulgados e reportagens da imprensa sobre pessoas a cair do avião durante a descolagem, restos humanos foram encontrados no trem de aterragem do C-17 quando ele pousou na base aérea de Al Udeid, no Catar", disse a porta-voz da Força Aérea dos EUA, Ann Stefanek.
“A investigação será exaustiva para que possamos obter todos os factos sobre este trágico incidente”, acrescentou em nota.
Os militares não divulgaram um balanço total das vítimas no momento da descolagem, nem confirmaram a informação de que uma pessoa foi esmagada sob as rodas da aeronave.