A espanhola Aitana Bonmatí venceu, esta segunda-feira, a edição de 2023 da Bola de Ouro. É a primeira vez que a jogadora vence o prémio, e a segunda jogadora espanhola a fazê-lo.
Na época 2022/23, Bonmatí venceu o Campeonato do Mundo com a Espanha, assim como a liga feminina espanhola (Liga F), a Liga dos Campeões e a Supertaça de Espanha ao serviço do Barcelona - clube onde cresceu desde 2012.
A média, com 25 anos, marcou 19 golos em 37 golos durante a temporada passada, a maior marca da carreira de Aitana Bonmati.
A anterior vencedora da Bola de Ouro feminina também é espanhola. Alexis Putellas, do Barcelona, é a única jogadora a vencer o prémio feminino duas vezes, assim como a única a fazê-lo consecutivamente.
Em segundo lugar na lista da Bola de Ouro ficou Sam Kerr, do Chelsea. Seguem-se Salma Paralluelo (Barcelona), Fridolina Rolfö (Barcelona) e Mary Earps (Manchester United) na lista das melhores jogadoras do mundo.
Os prémios Bola de Ouro são atribuídos anualmente pela revista desportiva francesa France Football. A primeira edição do prémio feminino foi em 2018, mas o prémio é atribuído ao melhor jogador desde 1956.