Catarina Martins responde a Costa. Ultimato “não resolve nada”
29-08-2020 - 12:14
 • Marta Grosso

Primeiro-ministro deixou um aviso à esquerda: “se não houver acordo” sobre o Orçamento do Estado para 2021, “há uma crise política”. Líder do Bloco de Esquerda reage.

“Não resolve nada nem mobiliza ninguém”, diz Catarina Martins responde assim às ameaças de crise política feitas por António Costa em entrevista ao “Expresso”.

Numa mensagem no Twitter, a líder do Bloco de Esquerda diz que o país precisa, sim, de respostas fortes à crise sanitária, social e económica no Orçamento para 2021.

É a resposta às declarações do primeiro-ministro ao “Expresso”, na qual deixa o aviso de que, sem acordo com a esquerda para o próximo Orçamento do Estado, a crise é inevitável e o Governo pode cair.

Durante a entrevista, Costa assume várias vezes que prefere deixar o Governo cair do que negociar com o PSD a aprovação das contas para o próximo ano. E deixa o recado à esquerda: "quem não quer assumir responsabilidades deve dedicar-se a outra atividade".

"Se queremos que haja menos desemprego em 2022, temos de atempadamente definir as políticas", afirma, considerando que seria um erro enorme a esquerda perder esta “oportunidade histórica” de desenhar “o que será o país nas próximas décadas”.