Veja também:
Momiji Nishiya, de 13 anos, venceu o torneio feminino de skate dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na madrugada desta segunda-feira, e tornou-se a mais jovem atleta a conquistar uma medalha de ouro em 61 anos.
Em Roma 1960, o alemão Klaus Zerta venceu o ouro em remo aos 13 anos e 283 dias. Antes, em Berlim 1936, a norte-americana Marjorie Gestring tornara-se a mais jovem medalha de ouro da história dos Jogos Olímpicos, com 13 anos e 268 dias, um recorde que dura até hoje.
Com 13 anos e 330 dias, Momiji Nishiya torna-se, assim, a terceira mais jovem a conquistar uma medalha de ouro. É, também, a mais jovem atleta japonesa medalhada — ouro, prata ou bronze — em Olimpíadas.
Numa prova dominada por adolescentes, a brasileira Raysa Leal, de 13 anos, ficou com a prata e a também japonesa Funa Nakayama, de 16, conquistou o bronze. Um pódio com média de idades de 14 anos e 191 dias, o mais jovem de sempre em competições individuais.
Nishiya completou a "dobradinha" japonesa na estreia olímpica do skate. O torneio masculino fora ganho pelo compatriota Yuto Horigome.