Carlos Alberto Raheb Lopes Pires é o novo secretário de Estado da Defesa, anunciou esta quarta-feira a Presidência da República.
"O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação de Carlos Alberto Raheb Lopes Pires como novo Secretário de Estado da Defesa Nacional do XXIII Governo Constitucional", refere o gabinete do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em comunicado.
A tomada de posse de Carlos Alberto Pires está marcada para quinta-feira, às 19h00 no Palácio de Belém.
Carlos Alberto Pires, de 50 anos, é o novo secretário de Estado da Defesa, após a demissão de Marco Capitão Ferreira, que foi constituído arguido por alegada corrupção.
O novo membro do Governo de António Costa nasceu em Beirute, em 1973.
Carlos Alberto Pires é diplomata de carreira. Foi adjunto de Luís Amado no Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre setembro de 2010 e junho de 2011, e adjunto no gabinete do então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, entre junho de 2011 e fevereiro de 2013.
Transitou depois para chefe de gabinete do secretário de Estado adjunto e dos Assuntos Europeus e também foi chefe de gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.