A responsável pelas armas durante a gravação de "Rust", onde morreu em outubro de 2021 a diretora de fotografia por um disparo, esta segunda-feira, foi condenada a 18 meses de prisão por homicídio involuntário.
Hannah Gutierrez-Reed, de 26 anos, recebeu a sentença no tribunal distrital de Santa Fé, no estado americano do Novo México, após ter sido acusada de repetidas negligências pelos procuradores.
Em outubro de 2021, durante as filmagens de "Rust" no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos, o ator Alec Baldwin apontou uma arma que ao contrário do que era suposto continha um projétil real que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza.
Gutierrez-Reed não testemunhou em própria defesa, mas preparou uma declaração que leu em voz alta durante a audiência.
“Em primeiro lugar, meu coração dói pela família, amigos e colegas de Hutchins desde o dia em que esta tragédia ocorreu”, disse.
Durante o discurso, Hannah Gutierrez-Reed também prestou homenagem a Hutchins, descrevendo a falecida diretora de fotografia como uma “inspiração”.
“Entendo que ela foi levada muito cedo e rezo para que todos encontrem a paz”, acrescentou.
Hannah Gutierrez-Reed confessou ser “jovem e ingénua” quando aceitou o cargo de armeira no filme ‘Rust’.
Gutierrez-Reed foi considerada parcialmente responsável pela morte de Hutchins. No entanto, a equipa jurídica já sugeriu que ela recorrerá do veredicto.
Os advogados que representam a família Hutchins confirmaram que estão satisfeitos com o resultado do caso, mas continuarão a pressionar nos próximos meses.
“Esperamos que o sistema de justiça continue a garantir que todos os outros responsáveis pela morte de Halyna sejam obrigados a enfrentar as consequências legais de suas ações”, declararam em comunicado.
Hannah Gutierrez-Reed foi absolvida de outra acusação de adulteração de provas, após o veredicto alcançado pelo júri depois de duas semanas de depoimentos.
Alec Baldwin, que segurava a arma que disparou e matou Halyna Hutchins, foi acusado de duas acusações de homicídio involuntário e deve ser julgado em julho.
Baldwin sempre afirmou que nunca puxou o gatilho do revólver que segurava, mas que este detonou devido a uma falha mecânica.
O ator norte-americano pode enfrentar até 18 meses de prisão.