A lista de Catarina Martins venceu as eleições à Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, que decorreram este fim de semana, em Matosinhos, na XII Convenção Nacional deste partido.
Contudo, a lista da direção bloquista diminuiu significativa a sua maioria na Mesa Nacional que é o principal órgão do BE entre convenções. Um reflexo de muitas críticas que foram ouvidas ao longo desta convenção, com a Moção E a congregar a maioria dos descontentes.
O anúncio da votação foi feito por Joana Mortágua, que presidiu aos trabalhos, com a seguinte ordem: 340 inscritos, 335 votantes, 5 votos brancos.
Quanto à distribuição dos votos foi a seguinte:
MOÇÃO A, da atual direção, consegue 224 votos - 54 mandatos - tinha 70 anteriormente
Moção C, 18 VOTOS - quatro mandatos
Moção E, do movimento Convergência, que contesta a direção atual, consegue 68 Votos - 17 Mandatos
Moção N, conquista 20 VOTOS - cinco mandatos
Antes, no encerramento do debate sobre as moções, foi a intervenção de Bruno Candeias, da lista E, quem conseguiu aquecer a sala e levantar alguns delegados em aplausos, deixando de novo críticas à direção, que vai continuar "a errar enquanto do alto da sua sobranceria fizer da linha a disputa por migalhas do PS".
Jorna Mortágua deu há momentos por encerrados os trabalhos, faltando apenas a intervenção final de Catarina Martins, com gritos de "Palestina Vencerá".
[em atualização]